IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A importância dos vegetais na alimentação é fundamental, pois têm pouco valor energético, e as vitaminas que contêm apresentem um alto valor biológico. Os vegetais, além de ricos em vitaminas, ferro, sais minerais, possuem enzimas que se ligam à gordura ingerida ao comer alimentos de origem animal, como carne e laticínios, eliminando-a do organismo. A couve é rica em ferro, têm fibras que são nutrientes importantes na regulação intestinal. Uma dieta rica em fibras está associada à melhor saúde do cólon, normalização do hábito intestinal, maior controle glicêmico e menores níveis de colesterol sanguíneo. Quando ingeridas em quantidades adequadas, são benéficas para prevenir obstipação, promover uma digestão adequada e proporcionar sensação de saciedade.

As fibras presentes nos alimentos vegetais podem existir de duas formas: insolúvel ou solúvel. Embora essas duas frações atuem no nosso organismo de maneira diferente, ambas trazem benefícios à nossa saúde.

A fibra insolúvel é encontrada nos cereais (farelos de um modo geral), hortaliças, frutas (especialmente nas cascas) e leguminosas. Este tipo de fibra atua principalmente na parte inferior do nosso intestino (intestino grosso), aumentando o volume fecal e fazendo com que haja a produção de fezes mais macias. Por isso, elas estão relacionadas à prevenção de prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon. Os mecanismos pelos quais as fibras insolúveis exercem seus efeitos são simples. Como elas não são digeridas e nem absorvidas pelo organismo, elas aumentam a quantidade de resíduos no intestino, o que aumenta o bolo fecal, e como essas fibras têm a capacidade de absorver água, as fezes ficam mais macias e a movimentação intestinal fica facilitada.

A fibra solúvel é encontrada principalmente em alimentos como a aveia, cevada, frutas cítricas (bagaço), maçã (com casca), goiaba e em certas gomas e mucilagens (goma guar, goma acácia, entre outras), muito utilizadas na indústria de alimentos como espessantes e fontes de fibras. Este tipo de fibra atua principalmente na parte superior do trato gastrointestinal, mais especificamente no estômago e no intestino delgado, onde ocorre a digestão e absorção dos nutrientes.

Uma alimentação equilibrada e saudável inclui legumes, vegetais, frutas, leguminosas que são alimentos importantes, pois contém fibras, vitaminas, sais minerais e água. Todos estes nutrientes são importantes para a formação do organismo e para a sua regulação. Devem estar presentes diariamente nas refeições pois fornecem vitaminas e sais minerais. Estes são importantes para o sistema imunológico e para o equilíbrio do organismo.

No cozimento, deve-se aproveitar a água dos legumes e vegetais para fazer sopas, caldos e ensopados.

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