AS FRUTAS E SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

As frutas são fundamentais em uma alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protetores (flavonóides) que ajudam a regular o organismo. Os antioxidantes (vitaminas A, C e E) são nutrientes essenciais na proteção das células, já que combatem a ação dos radicais livres. Em conjunto, estes nutrientes têm propriedades protetoras que fazem da fruta um alimento vital.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) devemos consumir diariamente entre três a cinco porções de fruta.

Cada fruta tem muitos nutrientes e possui também propriedades terapêuticas importantes para o equilíbrio da alimentação e prevenção de doenças.

Maçã: Combate a diarréia (se consumida sem casca), combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro fortalece a memória (ácido fosfórico).  Excelente para combater o colesterol e derrames cerebrais. É depurativa do sangue e se recomenda  2 maçãs ao dia para manter os níveis de  vitaminas e sais minerais no organismo. Favorece a limpeza da garganta e dentes pelo seu poder adstringente. De baixa caloria (entre 55 e 62) é excelente para dietas de diabéticos e de redução de peso. Grande aliada do coração pela alta dosagem de pectina.

Pêra: É rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.

Banana: Conhecida como um dos alimentos mais completos, a banana é fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C. É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarréia aguda ou crônica. Combate a diarréia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia. Repõe as perdas de potássio, que é responsável pela capacidade mental. O elemento ‘trypotophan” contido na banana se transforma em seratonina,sendo excelente para depressões,estresse e alterações de humor.

Abacate: Possui grande conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meia o da laranja. Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que é diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, creme de mãos e unhas, leite de limpeza, entre outros.

Melão:  Alimento rico em vitamina A, C e complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Possui grande  conteúdo de celulose, que lhe dá uma função laxante suave. Recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite e cistite.

Melancia: Ideal para os dias quentes e para quem quer emagrecer. Possui vitaminas A, C, B1 (tiamina) , B2 (riboflavina), B6, B12, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico e biotina. As sementes da melancia são utilizadas em algumas regiões do país para fazer uma bebida diurética e vermífuga, denominada orchata.

Abacaxi: É rica em potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C, B1 e D. Auxilia na digestão, devido à presença de uma enzima chamada bromelina em sua composição (facilitando a digestão). É muito utilizado na preparação de xaropes.

Curiosidades sobre frutas e suas indicações:

Fruta Valor Nutritivo Ação Terapêutica Origem Predominante
Maracujá Grande quantidade
de vitamina C
Calmante e atua contra
diarréia, tosse e úlceras
América
Tropical
Dezembro a
Agosto
Manga Rica em vitaminas A , C e complexo B Digestiva. Usada contra bronquite. Ásia Outubro a Março
Laranja Alto teor de vitamina A ,C, complexo B, ferro e hidrato de carbono. Previne gripes e resfriados. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos Sul da China Maio a Novembro
Banana Rica em hidratos de carbono, sais minerais e mais vitaminas A, B1 e B2 Age contra diarréia e erisipela. Polpa trata inflamações Sudeste Asiático Setembro a Março (Pacovan). Julho a Abril (Comprida)
Mamão Contém vitaminas A e C, proteínas e sais minerais Ajuda na função digestiva do organismo América Tropical Setembro a Junho
Maçã Rica em vitaminas e sais minerais. Atua contra diarréia e reumatismo. Fibra reduz o colesterol…. Europa e Ásia Fevereiro a Setembro
Limão Rica em vitamina C. Anti-gripal. Atua contra a acidez gástrica, acne, afta e enxaqueca. Índia Agosto a Janeiro

Fonte: Embrapa/Ceagepe

Propriedades Medicinais de Algumas Frutas

Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.

Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais. Umas são adstringentes, outras emolientes. Umas excitam as funções gástricas, outras ativam as funções intestinais. Umas desintoxicam o organismo, dissolvendo e expelindo os venenos; outras suprem ao organismo as necessárias vitaminas e os indispensáveis sais.

Assim, apresentamos a seguir um resumo das constatações experimentais:

  • ABACATE – É usado contra o reumatismo, promove a eliminação dos gases, digestivo, laxativo.
  • ABACAXI – Facilita a digestão, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, combate a icterícia, combate a artrite, combate o inchaço, combate a difteria, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.
  • ABIU – Combate as afecções das vias respiratórias.
  • AMEIXA – É purgativa, depurativa.
  • AMÊNDOA – É eficaz contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.
  • ARAÇÁ – É calmante.
  • AZEITONA – A verde é adstringente, ao passo que a preta é laxativa.
  • CAMBUCÁ – É bom para o estômago.
  • CAQUI – É alcalinizante, bom para as afecções do fígado e os catarros da bexiga.
  • CASTANHA – É benéfica para os rins e o fígado, e muito útil na diarréia das crianças.
  • CEREJA – É alcalinizante, remineralizante, combate a disenteria, e eficaz contra a arteriosclerose.
  • COCO – É calmante, combate a febre, combate os vermes, útil nas inflamações intestinais.
  • FIGO – Combate as afecções das vias respiratórias, laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas.
  • FRUTA-DO-CONDE – É estimulante do apetite.
  • JENIPAPO – É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.
  • GOIABA – Combate a diarréia e os tumores.
  • GRUMIXAMA – É estimulante do apetite, reanimadora.
  • JABUTICABA – É estimulante do apetite, reanimadora.
  • LARANJA – Combate a falta da vitamina C, estimulante do apetite, reguladora intestinal, laxante, diurética, combate o reumatismo, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica, combate a nevralgia, restaura o fluxo menstrual, quando escasso ou ausente, combate a nefrite, depurativa, contra verminose, etc.
  • LIMÃO – O suco é estimulante do apetite, diurético, combate a febre, combate o reumatismo, combate a falta da vitamina C, anti-séptico, adstringente, curam feridas e combate o vômito. Dissolve os cálculos; combate as afecções produzidas por diversos microorganismos (cólera, disenteria, tifo, etc.).
  • MAMÃO – É laxante, diurético, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas, refrescante.
  • MANGA – É anticatarral, combate a falta da vitamina C, depurativa, refrescante, tem a propriedade de fazer suar, digestiva.
  • MANGABA – É digestiva.
  • MARACUJÁ – É calmante e tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, e aliviar as dores e cura feridas. Muito usado na coqueluche.
  • MARMELO – É adstringente, fortificante do aparelho digestivo.
  • MELANCIA – É calmante, diurética, refrigerante.
  • MELÃO – É calmante e diurético.
  • MORANGO – É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
  • NOZ – É bom remédio para o cérebro e para o sistema nervoso em geral.
  • PÊRA – É diurética e abaixa a pressão.
  • PÊSSEGO – É um bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
  • PITANGA – É refrigerante e antiberibérica. As folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes.
  • ROMÃ – As raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
  • SAPOTI – É refrigerante.
  • TAMARINDO – É laxante e até purgativo.
  • UVA – É vitalizadora, alcalinizante, anti-reumática, depurativa, diurética, laxante, tônica para o sistema nervoso.

As frutas são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Fornecem os minerais e as vitaminas, que regulam o funcionamento do corpo, protegendo-o contra as doenças.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s